sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Chargista e Cartunista: profissão charges

É difícil encontrar um chargista ou cartunista que não tenha, depois de anunciar sua profissão, ouvido a seguinte frase: Ah, mas você trabalha ou só faz desenhos?

Pois é, meus caros, o mesmo se passa com músicos e atores, não é mesmo?

Segundo meus conhecimentos enciclopédicos – leia-se Wikipédia – cartunista é o desenhista especializado em fazer cartuns, tiras, desenhos ou ilustrações cômicas, em quadrinhos humorísticos ou não. Já o chargista é o profissional que, por meio de charges, faz sátiras e caricaturas de determinados acontecimentos, pessoas conhecidas ou personagens estereótipos.

São profissões que exigem senso estético e crítico apurado e, além disso, requerem criatividade, paciência e disciplina, aliadas, ainda, a um raciocínio rápido. Logo, essas são duas profissões sérias, mesmo quando fazem humor.

Felizmente, podemos notar certa mudança quanto ao respeito em relação aos profissionais do desenho. Prova disso é que, recentemente, a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, lançou o curso de Graduação e Produção de Cartoon, Charge e Histórias em Quadrinhos. Um passo importante para o reconhecimento da profissionalização desse setor tão importante para a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário