sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Famosos e filantropia: bons exemplos

Nota-se, nas noticias de famosos, uma onda de filantropia. Enquanto algumas instituições recebem grandes quantias, outras são totalmente mantidas por artistas e personalidades.

Em 2010, a lista das personalidades mais “caridosas” foi encabeçada por Lady Gaga. E se é para falar em “caridade e filantropia” não podemos nos esquecer de Bono Vox, líder do U2, Angelina Jolie e seu marido Brad Pitt. Entretanto, primeiro precisamos entender a diferença entre caridade e filantropia.

Segundo a Wikipédia, caridade é “bondade, compaixão e benevolência”, já filantropia é “a ajuda humanitária que visa provocar mudanças e desenvolvimento sociais, geralmente ocupando uma lacuna deixada pelo estado”. Assim, podemos considerar que os famosos praticam filantropia porque também são caridosos, não é mesmo?

Há ainda outra diferença que precisar ser ressaltada: enquanto a caridade é silenciosa, a filantropia precisa ser alardeada. Pois a intenção dos famosos – creio eu – quando a praticam é obter retorno, seja ele “um mundo melhor” ou publicidade gratuita. Não estou dizendo que suas ações não sejam válidas, pelo contrário, estou demonstrando como são extremamente importantes e práticas.

E essa é uma boa ideia para pequenos e micro empresários, que ao contribuírem com seu entorno social, de quebra, podem conquistar publicidade gratuita e quem sabe mais clientes. Afinal, famosos também podem dar bons exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário