sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Lançada nova antologia de Otto Resende Lara

Otto Resende Lara é constantemente citado entre os grandes cronistas da tradição brasileira, isso porque seu humor cético e irônico confere às suas cronicas atemporalidade.

Otto, embora fosse um exímio escritor, teve poucos livros publicados em vida, muito em razão de seu pavor de se ver exposto em uma biblioteca ou livraria.

Entretanto, após a sua morte, em 1992, uma editora paulista ao reeditar seus livros de contos e seu romance “O braço direito” aproveitou para lançar uma seleção das melhorescrônicas publicadas no período em que ele escreveu para a Folha de São Paulo.

A mais recente seleção póstuma, “O Rio é Tão Longe”, reúne as cartas enviadas ao também escritor Fernando Sabino, além das crônicas dos anos 1990 já publicadas sob o título “Bom dia para Nascer”.

Segundo Sabino, as crônicas de Otto Resende Lara são de uma leveza e de um refinamento ímpar. Com o olhar aguçado pelo jornalismo e afinado pelas letras, Otto traça um perfil de seu tempo, mais do que isso, rascunha a alma do brasileiro perdido no turbilhão dos anos 1990.

Já em suas cartas, o escritor mostra ser um grande frasista, e até mesmo pessimista. Segundo Hélio Pellegrino, esse livro é o melhor de Otto, porque é ele que fala e se mostra ao público. Certamente, para os amantes da crônica, esse é um livro essencial, de leitura obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário