sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O que é consumo sustentável?

O conceito hora chamado de “consumo sustentável” está diretamente ligado à ideia de desenvolvimento sustentável, que é a raiz da tão falada sustentabilidade

Basicamente, o que se pretende é a implantação de uma mudança dos padrões de consumo, produção e manejo ambiental. Além de promover o protagonismo da indústria e comércio.

De maneira geral, podemos definir o consumo sustentável como aquele que atende as necessidades da geração atual, mas causando nenhum ou o menor prejuízo possível para as gerações futuras. Assim, um consumo que se quer sustentável implica na escolha de produtos ecologicamente corretos e socialmente adequados.

Outro ponto que deve ser ressaltado é a necessidade de o consumo, que é o motor do crescimento, além de não prejudicar o meio ambiente, garantir que todos tenham condições de acesso aos produtos e serviços para suprir suas necessidades básicas.

O consumo sustentável é antes de tudo responsável, já que não se pode dissociar o produto final de suas condições de produção. Assim, comprar alimentos orgânicos é uma escolha de consumo responsável e sustentável, por exemplo.

Um comentário: