sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prêmio Açorianos anuncia os indicados

O “Prêmio Açorianos” é a mais importante premiação sul-rio-grandense. O prêmio criado, em 1977, pela prefeitura de Porto Alegre, visava homenagear os primeiros habitantes da cidade, premiando os melhores do ano. Inicialmente, eram concedidos prêmios apenas aos melhores do teatro e dança. Em 1990, foi criada a categoria Música; em 1994, a categoria Literatura; e desde 2006 há a categoria Artes Plásticas.

O prêmio Açorianos de Literatura premia em 13 categorias, entre elas, as mais disputadas são narrativa longa, poesia, conto, cronica, literatura infantil, literatura infanto-juvenil, além de autor-revelação e destaques.

Os indicados para a categoria narrativa longa são: Don Frutos, de Aldyr Garcia Schlee;Fetiche de Carina Luft; e O centésimo em Roma, de Max Mallmann.
Já para a categoria contos foram selecionados: A Página assombrada por fantasmas, de Antônio Xerxenesky; Daimon Junto à porta, de Nelson Rego; e Delicadamente Feiode Ricardo Silveira.

Para a categoria crônica, os indicados são: Bailarina sem breu, de Mariana Bertolucci;Figo Maduros, de Jorge Bledow; e Havana, de Airton Ortiz.

Em 2011 ,a premiação acontecerá no dia 12/12/2011 e será apresentado pela dupla de cantores, músicos e compositores Duca Leindecker e Humberto Gessinger, que formam o “Pouca Vogal” e que possuem uma relação íntima com a literatura, tendo ambos já publicado livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário