sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Top três sobre sustentabilidade

Sustentabilidade é pensar na coletividade, compartilhar visando o bem comum, certo? 

Exato. Isso inclui compartilhar conhecimento. Aliás, conhecimento sempre em primeiro lugar. Por isso, divido com você uma lista comentada de alguns dos melhores livros sobre o assunto. Não se acanhe e compartilhe você também.

1. Do Berço ao Berço, de William McDonough e Michael Braungart, é um clássico. Deu origem a ideia de que projetos de produtos devem utilizar componentes e matérias primas que sejam completamente reutilizáveis, para que tenham um destino certo quando forem descartados. Ressaltando que o segundo produto, ou produtos, deve ser de qualidade igual ou superior ao primeiro, o que distingue a ideia da noção de reciclagem, portanto.

2. Capitalismo Natural, de Paul Hawken, Amory e Hunter Lovins. Neste livro, os autores oferecem uma alternativa à visão mecanicista do capitalismo tradicional. Fugindo da clássica divisão capitalista como terra/capital/trabalho, eles apresentam quatro outros tipos de capitais essenciais à economia sustentável: Capital Humano, Capital Financeiro, Capital Manufaturado e Capital Natural. Amplo, porém bem sintetizado.

3. Primavera Silenciosa, de Rachel Carson: clássico de primeira qualidade, o livro lançado nos anos sessenta, foi uma alarmante denúncia sobre as agressões cometidas pelo homem contra a terra, mares e rios.

Esses são livros clássicos e de leitura imprescindível, entretanto, como a sustentabilidadeé um tema relativamente novo, há muito ainda a se escrever e ler sobre o assunto. Tem alguma sugestão para acrescentar à nossa lista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário